12/04/2017


O Universo dos Quadrinhos se envolveu em uma gigantesca polêmica quando o desenhista indonésio Ardian Syaf, responsável pela arte de X-Men Gold #1, colocou várias mensagens anti-semitas na revista. Ardian Syaf fez isso como uma forma de protesto contra o atual governador de Jacarta, capital do seu país. A resposta negativa dos fãs foi avassaladora.

Então, a Marvel divulgou uma declaração oficial sobre o fato, e removeu as artes de futuras reimpressões da edição. Além disso, a editora cancelou o contrato com o artista em questão (Ardian Syaf) que não deverá desenhar mais nada dentro da editora. Syaf assumiu a culpa em um post deletado na sua página do Facebook, explicou que sua carreira acabou e disse que nada mais poderia ser feito:

Olá.
Minha carreira está acabada.
É uma consequência do que eu fiz e eu a aceito.
Por favor, sem mais zombarias, debates ou ódio. Espero que todos estejam em paz.
Nessa última chance, quero falar a vocês o verdadeiro significado por trás do QS5:51 e do 212.
É o número da JUSTIÇA. E o número do AMOR. Meu amor ao Alcorão, ao último profeta, ao mensageiro e a Alá, o Único Deus.
Perdão pelo alarde. Adeus e que Deus abençoe a todos.
Amo a todos.

– Ardian Syaf

Saiba quais foram as mensagens colocadas na edição:

Na cena acima o mutante russo Colosso está usando uma camiseta com o “código” QS 5:51. 

Seria uma referência ao capítulo 5, verso 51 do Alcorão: o “Q” seria Quran (Alcorão em inglês) e o “S” seria a Sura ou Surata, como são chamados os capítulos (Surah em inglês). Em uma das versões online do livro sagrado dos muçulmanos, eis o trecho a que se refere a camiseta:

"Ó fiéis, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos; que sejam confidentes entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles; e Deus não encaminha os iníquos."


Na cena acima, a mutante judia Kitty Pride tem sua cabeça encobrindo parte da palavra “jewelry” (joalheria), de forma a formar “jew”: judia. O número 212 destacado é uma referência ao dia em que 200 mil muçulmanos marcharam nas ruas de Jacarta contra o governador cristão: 2 de dezembro (2/12) de 2016. Já na camiseta de uma das pessoas de frente para Kitty está novamente o número 51, provavelmente referência à mesma Sura da cena com Colosso.  O governador Basuki Tjahaja Purnama criticou justamente esta sura 5:51 em sua campanha e é por isso que os líderes religiosos muçulmanos o acusam de blasfêmia e protestaram.

G. Willow Wilson, criadora da nova versão da Miss Marvel e muçulmana, apontou em seu blog (clique aqui para maiores detalhes) que este verso do Alcorão é “base para muita merdice”, já que sua tradução em diversos idiomas acaba tendo interpretações errôneas da versão original árabe. 

Syaf vai assinar as artes da HQ até a terceira edição, já que as edições são feitas pelo menos com três meses de antecedência antes de chegar nas lojas. Depois disso, R.B. Silva passa a se encarregar dos desenhos.

Gostou? Curta nossa fanpage!